Pode pesquisar: Universidades, curso, áreas de interesse, localização...
Cuido, corrijo e curo os diversos problemas na visão que possam ocorrer. Através de tratamentos ou do uso de lentes, curo as doenças e os transtornos visuais.
Os optometristas são os profissionais de saúde responsáveis pelo sistema visual. Estes profissionais universitários formam-se em fisiologia normal e anormal dos olhos. Também têm formação na visão, nos processos de perceção e nas relações com as atividades de aprendizagem, trabalho, ambiente e ócio. Os optometristas podem determinar o estado de saúde e funcionamento dos componentes do olho.
Ao não tratar-se de um médico, o optometrista não pode diagnosticar doenças mais graves como o descolamento da retina, cataratas ou glaucoma. No caso de suspeitar que o doente sofre de algumas destas doenças deve encaminhá-lo para o oftalmologista para que possa tratar estas patologias.
Com o seu trabalho o optometrista pode melhorar o rendimento visual dos indivíduos ajudando-os a alcançar um estado ideal para se desenvolverem no seu ambiente. É responsável pela educação no sentido da saúde visual e pela reabilitação visual das pessoas com baixa visão. Para além disso, adapta, monta e verifica todo o tipo de elementos que podem ajudar um indivíduo a melhorar a sua visão.
Detecção de disfunções da visão
Correção de disfunções com tratamentos optométricos
Montagem de lentes oftálmicas
Conselho de saúde visual
Manipulação de dispositivos de medição de capacidade visual
Conhecimento dos processos de visão para detectar disfunções
Gestão de diferentes instrumentos para detectar e corrigir disfunções
Capacidade manual de adaptar lentes a óculos
Capacidade de comunicação
Conhecimento de possíveis patologias que exigem que o indivíduo seja encaminhado para o oftalmologista
O profissional especializado em optometria poderá trabalhar por conta própria ou em organizações privadas ou públicas.
Em geral, o optometrista trabalha em ópticas realizando diversas tarefas. Deverá examinar os seus pacientes, realizar um diagnóstico e determinar um tratamento. Mas, além disso, ele faz terapia ocular com crianças, além de funções de vendedor.
Após ter realizado uma especialização, ele poderá trabalhar em serviços de oftalmologia, projetar e fabricar lentes ou dedicar-se ao campo da docência e da pesquisa.
Ibn al-Haytham foi um físico, astrónomo e matemático nascido onde é hoje o Iraque. Alhazen, como é conhecido no mundo ocidental, é considerado o pai da óptica. Foi o primeiro a realizar importantes contribuições utilizando as lentes e os espelhos e estudou os parâmetros da reflexão e da refração. Também foi a primeira pessoa a publicar um tratado sobre lentes. Por tudo isso, Alhazen é um dos físicos mais importantes da Idade Média.
Otto Wichterle foi um professor e químico checoslovaco, famoso por ter inventado as lentes de contato em 1961. A Academia Tchecoslovaca de Ciências, sem autorização de seu inventor, vendeu a patente das lentes aos Estados Unidos. Em 1970, e devido a disputas políticas, Wichterle foi expulso dos órgãos públicos e precisou deixar seus cargos como executivo. Além disso, foi vetado, proibido de continuar dando aulas e suas relações com o exterior viram-se obscurecidas. Após a Revolução do Veludo ele pôde voltar às suas funções e em 1990 exerceu o cargo de Presidente da Academia de Ciências da República Tcheca. O asteroide 3899, descoberto em 1982, tem o seu nome.
Bernard Maitenaz é um engenheiro, óptico e inventor francês. Entrou para a história por ser o criador da lente progressiva. Em 1953 registrou a patente e cinco anos mais tarde já tinha a maquinaria necessária. Em 1959, a marca Varilux fabricou lentes aptas para a venda. Ainda hoje ostenta o cargo de presidente de honra da empresa Essilor.
Pergunte aqui a outros utilizadores que tenham informações sobre esta profissão
Avaliações (Resumo)
Ainda não existem avaliações. Seja o primeiro.